segunda-feira, 21 de junho de 2010

O Efeito da Sombra.

The Shadow effect: aqui está, mais ou menos bem descrita. Com alguns comentários infelizes, como o do Deepak Chopra, que associa a homossexualidade a pedofilia.. Enfim.. deve ter sido a Sombra dele a falar..

Ainda assim, estes são os objectivos deste território virtual. Olhar para dentro. Prescindir da máscara, da personna, abraçar o meu lado reprimido e que me tem consumido.

Como hoje estou particularmente cansado, tenho medo de me expor. Mas bem preciso.

Tenho pele velha, que já não me leva a lugar nenhum, a não ser ao mesmo de sempre, do passado que eu já não quero ser. Mas o medo dessa abdicação faz-me manter ainda agarrado à pele já a cair, e recear muito a pele frágil que se constitui em seu lugar. Largar os padrões antigos.

A vida tem-me dado prendas maravilhosas. Incentivos à mudança. Mas a minha Sombra exige-me que olhe mais para dentro, pois ainda não estou preparado para ser o novo que quero ser. Ainda me agarro, com medo da rejeição, aos padrões que me rejeitam. Conscientemente desprezo-os, revoltam-me, metem-me nojo: prova, portanto, que ainda fazem parte de mim. Quando forem só constatações da realidade do mundo e eu for capaz de a observar apenas, estarão resolvidos. Enquanto me irritarem, me ferirem o ego, o sentido de mim; enquanto o outro for ameaça e eu persistir em erguer muros de protecção contra os seus ataques (quando na verdade as muralhas que ergo são para conter em mim o que não quero que mais ninguém saiba) - estarei a perpetuar-me no tempo nos padrões de repetição de sofrimento.

Quero reconhecer a minha Sombra, convidando-a a ter a minha atenção. Por isso continuo aqui, agora, com pessoas a lerem-me, falando para ela, sob o olhar de outros. Exercício de exposição mas também de exibicionismo. Os perigos são muitos. São da Sombra. A ver se me aguento à bronca.

2 comentários:

  1. «Carago!» Como escreves bem e como transmites o que sentes.

    Excelente post! Recomendo-te isto:

    http://cova-do-urso.blogspot.com/2010/06/da-uma-oportunidade-ao-teu-guerreiro.html

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. E ai estamos todos, uns assumidos, outros, fingindo ou fugindo das suas sombras, escondendo-as á sombra da bananeira.
    Parabéns pela coragem.

    ResponderEliminar